PLANO
DE AULA
PERÍODO (17/09 a 21/09)
DIA 17/ 09 / 2011
(SEGUNDA – FEIRA)
Eixo de Trabalho: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
Objetivos:
- Passar primeiramente a noção de um novo lugar para a letra G;
-
Mostrar com exemplos fáceis como esse tipo de sílaba estão em palavras que
usamos em nosso dia-a-dia.
- Ouvir a história da
sementinha que germinou e desenhar o que entendeu;
Conteúdos:
- Letra : G
- Reprodução oral: relatos com
coerência, contação de histórias;
- Escrita: desenho e escrita de palavras;
Procedimentos de Ensino
1º MOMENTO
8: 00 as 8: 45– Acolhida
e apresentação da professora e dos alunos.
ü Brincadeira de roda e passa bola.
ü Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3,
indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo. Roda de conversa: dar boas - vindas aos alunos,
cantas músicas: Bom dia, Jacaré, Bata Palmas, Como é seu nome para que os
alunos e professora possam se apresentar e compor a chamada com a ficha do seu
nome, solicitar que um aluno confira a quantidade de meninos e meninas que há
na sala, e depois a professora junto com a turma irá verificar quantos
faltaram. Escolher o ajudante do dia. Construção do calendário.
ü Visualização e socialização das regras
e combinados.
8: 45 as 9: 30 – Apresentação do Texto
“O G em novas Palavras”, para as crianças da sala;
ð Fazer algumas tabelas com as varias silabas formadas pelo GU, juntamente com outras vogais. Pedir para que os alunos recortem de revistas ou jornais (que deverão ser trazidos pelo professor, ou então dispostos em alguma parte da sala) para que eles colem nas tabelas;
ð Fazer algumas tabelas com as varias silabas formadas pelo GU, juntamente com outras vogais. Pedir para que os alunos recortem de revistas ou jornais (que deverão ser trazidos pelo professor, ou então dispostos em alguma parte da sala) para que eles colem nas tabelas;
09: 25 as 09: 40 – Parque
09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou a hora de Merendar, Cai a água da
torneira para lavar as mãos depois lanchar .
09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes
2° MOMENTO
10: 10 as 10: 30– Atividade em folha, pesquise imagens
de seres vivos e cole na folha de atividade.
10: 30 as 11: 30 – Pintura de desenho de seres vivos no
caderno de desenho.
11: 30 as 12: 00–
Brincadeira com massinha de modelar.
AVALIAÇAO: Observar se o aluno: Diferenciou os
seres vivos dos não vivos; Desenhou seres vivos e não vivos; Escreveu o nome de
alguns seres vivos e não vivos; Ouviu a história da sementinha que germinou e
desenhar o que entendeu;
RECURSOS: cartolina, lápis de cor, historia,
giz de cera, lápis, caderno de desenho.
ATIVIDADE
DE CASA: Pesquise palavras com a letra G:
DIA 18 / 09 / 2011
(TERÇA – FEIRA)
Eixo de Trabalho: Linguagem Oral e Escrita
Objetivos:
- Conhecer a letra G;
- Pronunciar Fonemas
relacionados à letra G;
- Identificar a letra G em
diferentes contextos;
- Grafar a letra G;
- Treinar
coordenação motora por meio de desenho da letra;
- Participar das brincadeiras desenvolvidas;
Conteúdos:
- Expressividade;
- Percepção visual e auditiva;
- Relatos com coerência;
- Letra: G;
Procedimentos de Ensino
.
1º MOMENTO
08: 00 as 08: 45 – Aula de música.
08: 45 as 09: 30 – Após recepção e
acolhimento em sala, levar as crianças para a
biblioteca para escolherem o livro da semana. Em sala espalhar as fichas de nomes no chão e pedir que as crianças encontrem os seus. Depois recolher e espalhar novamente pedindo que as crianças encontrem nos nomes dos colegas a letra G.
biblioteca para escolherem o livro da semana. Em sala espalhar as fichas de nomes no chão e pedir que as crianças encontrem os seus. Depois recolher e espalhar novamente pedindo que as crianças encontrem nos nomes dos colegas a letra G.
09: 30 as 09: 45 – Parque
09: 45 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da
torneira para lavar as mãos depois lanchar .
09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes
2° MOMENTO
10:
10 as 10: 55– Ed. Fisica
10:55 as 11:45 – Escrever no quadro a letra G e mostrar seu som, unir as
letras com as vogais formando as sílabas de maneira sutil. Levar para a
sala palavras do cotidiano das crianças e seus respectivos desenhos, a fim
de criar uma possibilidade de hipótese pelas crianças, ou seja, que as
crianças após terem aprendido os fonemas tentem descobrir quais palavras
são representadas pelas figuras, com a inicial letra G, atividade em folha da
letra G em que completarão as palavras , leitura da ficha e encaminhá-las para
casa.
11: 45 as 12: 00– Organização dos materiais para ir
para casa.
AVALIAÇÃO:
Observar se o aluno: Conheceu
a letra G; Pronunciou Fonemas relacionados à letra G; Identificou a
letra G em diferentes contextos; Grafou a letra G; Treinou
coordenação motora por meio de desenho da letra; Participou das brincadeiras
desenvolvidas;
|
RECURSOS: placas com letras, alfabeto móvel,
caderno de desenho, cola, ficha de leitura, imagens.
ATIVIDADE DE CASA: Complete com as silabas que estão
faltando:
DIA 19 / 09 / 2011
(QUARTA – FEIRA)
EIXO
DE TRABALHO:Matemática
Objetivos
:
-
Desenvolver
a coordenação motora fina segurando o lápis de maneira correta;
- Identificar os
numerais de 10 até 20 e realizar a contagem sequenciada no cartaz;
- Escrever os
numerais sorteados no caderno;
- Utilizar tampinhas
para realizar contagens;
Conteúdos:
- Reprodução oral: percepção visual;
- Escrita: números de 10 até 20;
- Coordenação motora fina: segurar o
lápis de maneira correta, manusear tampinhas;
- Contagem sequenciada até 20;
Procedimentos de Ensino
8: 00 as 8: 45 – Acolhida
e apresentação da professora e dos alunos.
ü Brincadeira com bexiga letra inicial
do nome.
ü Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3,
indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo.
ü Visualização e socialização das regras
e combinados.
1º MOMENTO
8: 45 as 9: 30 –
|
Realizar a atividade de sequencia
numérica até 20, disponibilizar cartelas contendo números de 10 a 20, e
promover um bingo entre os alunos.
09:
25 as 09: 40 – Parque
09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da
torneira para lavar as mãos depois lanchar .
09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes
2° MOMENTO
10:
10 as 10: 30– Momento
de relaxamento, todos nesse momento relatarão como foi seu intervalo
livremente.
10: 30 as 11: 30–.Em
seguida fazer atividade em que escreverão os números e completarão com as
quantidades correspondente e logo, propor que os alunos cantem juntamente com a
professora a musica “marina conta um e assim até chegar no vinte”, em seguida
escrever nos dedinhos os números como se fosse dedoche para levarem para casa.
11: 30 as 12: 00– Brincadeira com massinha de modelar.
AVALIAÇAO:
Observar se o aluno: Desenvolveu
a coordenação motora fina segurando o lápis de maneira correta; Identificou os
numerais de 10 até 20 e realizar a contagem sequenciada no cartaz; Escreveu os
numerais sorteados no caderno; Utilizou tampinhas para realizar contagens;
RECURSOS: fichas de números, saco, caderno de
desenho, lápis, dedoche de números, bingo.
ATIVIDADE DE CASA: Vamos
resolver as pequenas adições:
DIA 20 / 09 / 2011
(QUINTA – FEIRA)
Eixo de Trabalho: Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e Escrita
Objetivos
- Realizar a leitura de imagem relatando com
detalhes o que esta vendo;
- Identificar que tipo de locomoção utiliza para ir
à escola;
- Construir um coletivamente um ônibus de papelão;
- Construir um cartaz com a linha histórica de
alguns meios de transporte;
- Compreender a importância de cuidar das arvores;
Conteúdos
- Meios de transporte: terrestre;
- Linguagem oral: percepção visual e
auditiva, concentração;
- Coordenação motora fina: recortar e
desenhar;
- Contagem sequenciada;
- Dia da àrvore;
Procedimentos de Ensino
8: 00 as 8: 45 - Rodinha de Conversa
ü Acolhida
e apresentação da professora e dos alunos.
ü Brincadeira de roda e passa anel.
ü Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3,
indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo.
ü Visualização e socialização das regras
e combinados.
1º MOMENTO
8:
45 as 9: 30– Conversar com os alunos sobre os
meios de transporte que utilizamos em nosso dia-a-dia, quais são eles,
aproveitar o que já foi produzido sobre o transito e solicitar que os alunos
identifiquem os meios de transporte, visualizando nos painéis, em seguida
apresentar imagens de vários meios de transporte de antigamente e atualmente,
construiremos um cartaz formando a linha de tempo, fazendo a contagem
sequenciada de cada imagem com palito de picolé.
09: 25 as 09: 40 – Parque
09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da
torneira para lavar as mãos depois lanchar .
09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes
2° MOMENTO
10:
10 as 10: 55– Ed.
Fisica
10: 30 as 11: 40– Construiremos um ônibus de papelão.
Em seguida propor que façamos uma atividade voltada para o dia da árvore, plantar uma sementinha de feijão,
logo após solicitar que pinte uma arvore nas cores indicadas nas atividades.
11: 40 as 12: 00– Massa de modelar / Organização dos alunos, materiais e espera dos pais.
AVALIAÇAO: Observar se o aluno: Realizou a
leitura de imagem relatando com detalhes o que esta vendo; Identificou que tipo
de locomoção utiliza para ir à escola; Construiu um coletivamente um ônibus de
papelão; Construiu um cartaz com a linha histórica de alguns meios de
transporte;
RECURSOS: placas de nomes, cola, papel 40k,
caderno de desenho.
ATIVIDADE DE CASA: Pesquise
meios de transporte:
DIA 21 / 09 / 2011
(SEXTA– FEIRA)
Eixo de Trabalho: Natureza e sociedade e matemática
Objetivos
- Construir um cartaz com vários modelos de carros;
- Identificar cena em que estão usando o cinto de
segurança;
- Reconhecer
e fazer a leitura dos carros que pesquisou e colou no mural;
- Reconhecer as formas geométricas e montar o carro
com as formas apresentadas;
- Realizar contagem sequencida;
Conteúdos
- Coordenação motora fina: recortar e
desenhar;
- Contagem sequenciada;
- Formas geométricas: circulo,
quadrado, triangulo;
- Meios de transporte: terrestre;
Procedimentos de Ensino
8: 00 as 8: 45 - Rodinha de Conversa
ü Acolhida
e apresentação da professora e dos alunos.
ü Brincadeira de roda e passa anel.
ü Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3,
indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo.
ü Visualização e socialização das regras
e combinados.
1º MOMENTO
8:
45 as 9: 30– Aula de Inglês.
09: 25 as 09: 40 – Parque
09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da
torneira para lavar as mãos depois lanchar .
09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes
2° MOMENTO
10:
10 as 11: 30– Confeccionar
um cartaz com vários tipos de modelos de carros, utilizaremos revistas para
fazer a pesquisa das imagens, conforme os alunos forem achando colaremos no
cartaz, no final fazer a leitura de todos os carros que foram colados, trabalhando a cor, tamanho e
enumerando cada um deles. Em seguida no caderno de desenho montaremos um carro
com formas geométricas.
11: 40 as 12: 00– Propor atividade de pintura para
ajudar na orientação de espaço de cada aluno. Brincadeira livre com jogos e
brinquedos.
AVALIAÇAO: Observar se o aluno: Construiu o cartaz com vários modelos de
carros; Identificou cena em que estão usando o cinto de segurança;
Reconheceu e fez a leitura dos carros
que pesquisou e colou no mural; Reconheceu as formas geométricas e montar o carro
com as formas apresentadas; Realizou contagem sequencida;
RECURSOS: placas de nomes, lápis,giz de cera
caderno de desenho.
ATIVIDADE DE CASA: observe
seu nome e responda:
Nenhum comentário:
Postar um comentário