sábado, 15 de setembro de 2012

Plano de Aula 3ª semana de setembro


PLANO DE AULA
                                                  PERÍODO (17/09 a 21/09)

DIA 17/ 09 / 2011 (SEGUNDA – FEIRA)
Eixo de Trabalho: Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade

Objetivos:
- Passar primeiramente a noção de um novo lugar para a letra G;
- Mostrar com exemplos fáceis como esse tipo de sílaba estão em palavras que usamos em nosso dia-a-dia.
- Ouvir a história da sementinha que germinou e desenhar o que entendeu;

Conteúdos:
- Letra : G
- Reprodução oral: relatos com coerência, contação de histórias;
- Escrita: desenho e escrita de palavras;

Procedimentos de Ensino

1º MOMENTO

8: 00 as 8: 45– Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
ü  Brincadeira de roda  e passa bola.
ü  Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3, indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo. Roda de conversa: dar boas - vindas aos alunos, cantas músicas: Bom dia, Jacaré, Bata Palmas, Como é seu nome para que os alunos e professora possam se apresentar e compor a chamada com a ficha do seu nome, solicitar que um aluno confira a quantidade de meninos e meninas que há na sala, e depois a professora junto com a turma irá verificar quantos faltaram. Escolher o ajudante do dia. Construção do calendário.
ü  Visualização e socialização das regras e combinados.


8: 45 as 9: 30 Apresentação do Texto “O G em novas Palavras”, para as crianças da sala;
ð Fazer algumas tabelas com as varias silabas formadas pelo GU, juntamente com outras vogais. Pedir para que os alunos recortem de revistas ou jornais (que deverão ser trazidos pelo professor, ou então dispostos em alguma parte da sala) para que eles colem nas tabelas;

09: 25 as 09: 40 – Parque

09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou a hora de Merendar, Cai a água da torneira para lavar as mãos depois lanchar .

09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes

2° MOMENTO

10: 10 as 10: 30– Atividade em folha, pesquise imagens de seres vivos e cole na folha de atividade.

10: 30 as 11: 30 – Pintura de desenho de seres vivos no caderno de desenho.

11: 30 as 12: 00–  Brincadeira com massinha de modelar.

AVALIAÇAO: Observar se o aluno: Diferenciou os seres vivos dos não vivos; Desenhou seres vivos e não vivos; Escreveu o nome de alguns seres vivos e não vivos; Ouviu a história da sementinha que germinou e desenhar o que entendeu;

RECURSOS: cartolina, lápis de cor, historia, giz de cera, lápis, caderno de desenho.

ATIVIDADE DE CASA: Pesquise palavras com a letra G:

DIA 18 / 09 / 2011 (TERÇA – FEIRA)
Eixo de Trabalho: Linguagem Oral e Escrita

Objetivos:
-  Conhecer a letra G;
-  Pronunciar Fonemas relacionados à letra G;
-  Identificar a letra G em diferentes contextos;
-  Grafar a letra G;
-  Treinar coordenação motora por meio de desenho da letra;
-  Participar das brincadeiras desenvolvidas;

Conteúdos:
- Expressividade;
- Percepção visual e auditiva;
- Relatos com coerência;
- Letra: G;

Procedimentos de Ensino
.
1º MOMENTO

08: 00 as 08: 45 – Aula de música.

08: 45 as 09: 30 – Após recepção e acolhimento em sala, levar as crianças para a 
biblioteca para escolherem o livro da semana. Em sala espalhar as fichas de nomes no chão e pedir que as crianças encontrem os seus. Depois recolher e espalhar novamente pedindo que as crianças encontrem nos nomes dos colegas a letra G.

09: 30 as 09: 45 – Parque

09: 45 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da torneira para lavar as mãos depois lanchar .

09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes

2° MOMENTO

10: 10 as 10: 55– Ed. Fisica

10:55 as 11:45 – Escrever no quadro a letra G e mostrar seu som, unir as letras com as vogais formando as sílabas de maneira sutil. Levar para a sala palavras do cotidiano das crianças e seus respectivos desenhos, a fim de criar uma possibilidade de hipótese pelas crianças, ou seja, que as crianças após terem aprendido os fonemas tentem descobrir quais palavras são representadas pelas figuras, com a inicial letra G, atividade em folha da letra G em que completarão as palavras , leitura da ficha e encaminhá-las para casa.

11: 45 as 12: 00– Organização dos materiais para ir para casa.
AVALIAÇÃO: Observar se o aluno: Conheceu a letra G; Pronunciou Fonemas relacionados à letra G; Identificou a letra G em diferentes contextos; Grafou a letra G; Treinou coordenação motora por meio de desenho da letra; Participou das brincadeiras desenvolvidas;





RECURSOS: placas com letras, alfabeto móvel, caderno de desenho, cola, ficha de leitura, imagens.

ATIVIDADE DE CASA: Complete com as silabas que estão faltando:

DIA 19 / 09 / 2011 (QUARTA – FEIRA)
EIXO DE TRABALHO:Matemática

Objetivos :
- Desenvolver a coordenação motora fina segurando o lápis de maneira correta;
- Identificar os numerais de 10 até 20 e realizar a contagem sequenciada no cartaz;
- Escrever os numerais sorteados no caderno;
- Utilizar tampinhas para realizar contagens;

Conteúdos:

- Reprodução oral: percepção visual;
- Escrita: números de 10 até 20;
- Coordenação motora fina: segurar o lápis de maneira correta, manusear tampinhas;
- Contagem sequenciada até 20;

Procedimentos de Ensino

8: 00 as 8: 45 – Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
ü  Brincadeira com bexiga letra inicial do nome.
ü  Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3, indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo.
ü  Visualização e socialização das regras e combinados.

1º MOMENTO
8: 45 as 9: 30

Realizar a atividade de sequencia numérica até 20, disponibilizar cartelas contendo números de 10 a 20, e promover um bingo entre os alunos.

09: 25 as 09: 40 – Parque

09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da torneira para lavar as mãos depois lanchar .

09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes

2° MOMENTO

10: 10 as 10: 30– Momento de relaxamento, todos nesse momento relatarão como foi seu intervalo livremente.

10: 30 as 11: 30–.Em seguida fazer atividade em que escreverão os números e completarão com as quantidades correspondente e logo,  propor que os alunos cantem juntamente com a professora a musica “marina conta um e assim até chegar no vinte”, em seguida escrever nos dedinhos os números como se fosse dedoche para levarem para casa.
11: 30 as 12: 00– Brincadeira com massinha de modelar.

AVALIAÇAO: Observar se o aluno: Desenvolveu a coordenação motora fina segurando o lápis de maneira correta; Identificou os numerais de 10 até 20 e realizar a contagem sequenciada no cartaz; Escreveu os numerais sorteados no caderno; Utilizou tampinhas para realizar contagens;

RECURSOS: fichas de números, saco, caderno de desenho, lápis, dedoche de números, bingo.

ATIVIDADE DE CASA: Vamos resolver as pequenas adições:

DIA 20 / 09 / 2011 (QUINTA – FEIRA)
Eixo de Trabalho: Natureza e Sociedade e Linguagem Oral e Escrita

Objetivos
- Realizar a leitura de imagem relatando com detalhes o que esta vendo;
- Identificar que tipo de locomoção utiliza para ir à escola;
- Construir um coletivamente um ônibus de papelão;
- Construir um cartaz com a linha histórica de alguns meios de transporte;
- Compreender a importância de cuidar das arvores;

Conteúdos
- Meios de transporte: terrestre;
- Linguagem oral: percepção visual e auditiva, concentração;
- Coordenação motora fina: recortar e desenhar;
- Contagem sequenciada;
- Dia da àrvore;

Procedimentos de Ensino

8: 00 as 8: 45 - Rodinha de Conversa
ü  Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
ü  Brincadeira de roda  e passa anel.
ü  Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3, indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo.
ü  Visualização e socialização das regras e combinados.

1º MOMENTO

8: 45  as 9: 30– Conversar com os alunos sobre os meios de transporte que utilizamos em nosso dia-a-dia, quais são eles, aproveitar o que já foi produzido sobre o transito e solicitar que os alunos identifiquem os meios de transporte, visualizando nos painéis, em seguida apresentar imagens de vários meios de transporte de antigamente e atualmente, construiremos um cartaz formando a linha de tempo, fazendo a contagem sequenciada de cada imagem com palito de picolé.

09: 25 as 09: 40 – Parque

09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da torneira para lavar as mãos depois lanchar .

09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes

2° MOMENTO

10: 10 as 10: 55– Ed. Fisica

10: 30 as 11: 40– Construiremos um ônibus de papelão. Em seguida propor que façamos uma atividade voltada para o dia da  árvore, plantar uma sementinha de feijão, logo após solicitar que pinte uma arvore nas cores indicadas nas atividades.

11: 40 as 12: 00– Massa de modelar / Organização dos alunos, materiais e espera dos pais.

AVALIAÇAO: Observar se o aluno: Realizou a leitura de imagem relatando com detalhes o que esta vendo; Identificou que tipo de locomoção utiliza para ir à escola; Construiu um coletivamente um ônibus de papelão; Construiu um cartaz com a linha histórica de alguns meios de transporte;

RECURSOS: placas de nomes, cola, papel 40k, caderno de desenho.

ATIVIDADE DE CASA: Pesquise meios de transporte:

DIA 21 / 09 / 2011 (SEXTA– FEIRA)
Eixo de Trabalho: Natureza e sociedade e matemática

Objetivos
- Construir um cartaz com vários modelos de carros;
- Identificar cena em que estão usando o cinto de segurança;
- Reconhecer  e fazer a leitura dos carros que pesquisou e colou no mural;
- Reconhecer as formas geométricas e montar o carro com as formas apresentadas;
- Realizar contagem sequencida;

Conteúdos
- Coordenação motora fina: recortar e desenhar;
- Contagem sequenciada;
- Formas geométricas: circulo, quadrado, triangulo;
- Meios de transporte: terrestre;

Procedimentos de Ensino

8: 00 as 8: 45 - Rodinha de Conversa
ü  Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
ü  Brincadeira de roda  e passa anel.
ü  Cantar a música “sete dias da semana tem”, Bata palmas, Borboletinha, 1, 2, 3, indiozinhos para que os alunos possam montar o quadro do tempo.
ü  Visualização e socialização das regras e combinados.

1º MOMENTO

8: 45  as 9: 30– Aula de Inglês.

09: 25 as 09: 40 – Parque

09: 40 as 09: 55 – Fazer a oração e cantar as músicas Chegou à hora de Merendar, Cai a água da torneira para lavar as mãos depois lanchar .

09:55 ás 10:10 – Escovação de Dentes

2° MOMENTO

10: 10 as 11: 30– Confeccionar um cartaz com vários tipos de modelos de carros, utilizaremos revistas para fazer a pesquisa das imagens, conforme os alunos forem achando colaremos no cartaz, no final fazer a leitura de todos os carros que foram  colados, trabalhando a cor, tamanho e enumerando cada um deles. Em seguida no caderno de desenho montaremos um carro com formas geométricas.

11: 40 as 12: 00– Propor atividade de pintura para ajudar na orientação de espaço de cada aluno. Brincadeira livre com jogos e brinquedos.

AVALIAÇAO: Observar se o aluno:  Construiu o cartaz com vários modelos de carros; Identificou cena em que estão usando o cinto de segurança; Reconheceu  e fez a leitura dos carros que pesquisou e colou no mural; Reconheceu as formas geométricas e montar o carro com as formas apresentadas; Realizou contagem sequencida;

RECURSOS: placas de nomes, lápis,giz de cera caderno de desenho.

ATIVIDADE DE CASA: observe seu nome e responda:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário